top of page

Posturologia - Como anda a sua postura? Será que sua postura interfere em seu desempenho esportivo?

Todo atleta sonha em fazer o seu melhor tempo de se superar e esse fascínio em buscar sempre um melhor desempenho tem estimulado grandes estudiosos como Médicos, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Terapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Fisiologistas, Massagistas entre outros profissionais a buscarem métodos de treinamento, alimentação, alongamentos, controle mental, ergonomia do movimento, descanso e recuperação para que seus atletas possam quebrar recordes próprios ou até mesmo recordes mundiais. Todos esses fatores estão interligados pela busca por milésimos ou centésimos de segundos que pode ser a diferença entre o campeão e o segundo lugar. No mundo atual a diferença entre um ídolo e um desconhecido pode ser de apenas 1 segundo então a busca por esse segundo está levando a todos os profissionais a buscarem sempre pelos melhores métodos e tecnologias existente no mercado atual para conseguir essa pequena vantagem.

A Posturologia entra em um desses métodos revolucionários para melhorar o tempo de atletas de diversas modalidades esportivas.

Como Funciona?

No nosso cérebro temos uma parte funcional denominada Sistema Postural Fino. Esse sistema usa as informações vindas dos captores como pés, pele, das articulações da boca, dos músculos motores, dos olhos, ouvindo interno (labirinto), vísceras e etc e ao comparar constantemente essas informações, nos posiciona no espaço e organiza nossa postura contra a força da gravidade que tenta nos achatar constantemente.

Por variados motivos, e na maioria das vezes, pela soma de muitos motivos, esse programa se encontra alterado e o resultado aparece com o aumento de tensão em certas regiões do corpo, desgastes, desalinhamentos articulares e dores crônicas. Em geral são dores sobre as quais não se obtém bons resultados com os mais diversos tratamentos e o corpo do atleta por ser tratar de uma maquina de alto desempenho não pode ter comprometido nenhum desses sistemas captores de informações pois qualquer alteração nesses sistemas leva a um desgaste maior de articulações, cartilagem, ossos, tendões e ligamentos prejudicando assim e diminuindo a vida útil do atleta.

Uma sessão de Posturologia Neurosensorial consiste em uma criteriosa anamnese sobre os sintomas, históricos e as queixas do paciente. Em seguida são feitos alguns testes clínicos dinâmicos, para avaliar os pontos onde haja restrições no movimento. Logo após, o terapeuta fara uma avaliação manual aplicando técnicas de estimulações neurosensoriais nos olhos, dente oclusal, vísceras, fáscias, pele e sistema muscular, com o objetivo de resgatar a mobilidade e a funcionalidade das vias periféricas e apagar essas informações erradas gravadas nos músculos, nervos e fáscias. Por fim, alguns elementos serão testados em contato com a sola dos pés. Esses elementos enviam informações através de receptores sensoriais da pele do pé ao cérebro, alterando as informações que chegam ao Sistema Postural Fino, e com isso mudando a programação postural que ele emite.

Esses elementos são compostos de resina e posicionados sob os pés conforme a avaliação da necessidade de cada paciente, às vezes sendo de diferentes espessuras e localização em cada pé do mesmo paciente. Os elementos são então colocados em palmilhas, ditas Palmilhas Posturais, que o paciente usará em seus calcados diariamente, para que ocorra a memorização dessas informações pelo sistema postural não menos que 1 ano pois só com esse tempo é possível mudar os paramentos e gravar um novo comportamento postural.

O tempo de reavaliação entre cada sessão de Posturologia Neurossensorial é em torno de 2 meses podendo variar de 1 a 3 meses de acordo com os critérios do terapeuta. Algumas pessoas usam por um determinado período e depois disso não precisam continuar usando, já outras necessitam usar Palmilhas pelo resto da vida, dependendo de sua alteração e patologia.

É importante saber que nossa postura vai além do nosso controle voluntario, É claro que podemos até manter uma boa postura de maneira consciente por algum tempo, porem não podemos passar o tempo todo do nosso dia vigiando ela.

As Palmilhas Posturais têm como intuito corrigir a postura e melhorar todas as dores decorrentes da má postura e assim poupar de um desgaste todas as nossas articulações e equilibrar o tônus muscular.

Os sinais mais facilmente relacionados aos distúrbios posturais são:

  • Desalinhamentos Corporais,

  • Excesso de tensão muscular em determinadas regiões

  • Tendinites

  • Dores e desvios na coluna

  • Desgastes ósseos, sempre de forma crônica e que não reage bem aos tratamentos convencionais, ou que sempre têm recidivas.

  • Zonas de calosidade excessiva em certos pontos dos pés são evidencia de descarga de peso de forma inadequada,

  • De forma menos evidente, mas fortemente correlacionados estão sintomas como bruxismo, zumbidos, pseudo vertigens, dores de cabeça, falta de habilidades e descoordenação corporal entre outros.

  • As consequências mais claras são as hipercifoses, hiperlordoses, escolioses e dores na coluna.

  • Artroses na coluna, em quadris, joelhos e pés

  • Tendinites, Bursites, fasceites e dores musculares tensionais

  • Joanetes, hipercalosidades

  • Dores de cabeça de origem tensionais.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page