RTM (Recursos Terapêuticos Manuais)
Os Recursos Terapêuticos Manuais (RTM) vem sendo uma ferramenta muito utilizada entre todos os tipos de pessoas no combate aos mais diversos tipos de dores, pois a técnica abrange resultados rápidos e eficazes contra;
Dor Muscular;
Dor Nervosa;
Dor Óssea;
Dor Discal;
Dor Ligamentar
Dor Cartilaginosa.
O conceito básico de tratamento terapêutico é em restabelecer a mobilidade natural do corpo, graças a um único instrumento de trabalho: AS MÃOS. A base é simples, por mais que os músculos possam agir de forma individual, eles também atuam mediantes conexões por todo o corpo conectado por faixas de fáscias integradas funcionalmente.
Essas fáscias (músculos) seguem uma conexão ligando um tecido ao outro do corpo humano, formando meridianos miofasciais determináveis.
A tração, tensão, fixação, compensações e a maioria dos movimentos são distribuídas ao longo dessas linhas. Uma vez que os padrões peculiares desses meridianos miofasciais são reconhecidos e suas conexões compreendidas, eles podem ser facilmente aplicados no diagnostico e tratamento por meio de vários acessos terapêuticos e educacionais para a facilitação do movimento.
A RTM, através da sua percepção do individuo como um todo e sua intervenção manual, permite ao corpo realizar sua própria cura, o que lhe assegura um lugar de grande importância no quadro das medicinas naturais (holística), esta prática necessita do conhecimento perfeito da anatomia e fisiologia humana, exige que o profissional esteja habilitado a reconhecer as intervenções terapêuticas menos invasivas, que pode ser um catalisador a autocura e a regeneração. Tal reconhecimento requer um entendimento das formas pelos quais os diversos sistemas do corpo se comunicam individualmente e em combinação uns com os outros, bem como, o que as influencias biomecânicamente, bioquímicamente e também os fatores psicossociais fazem para auxiliar ou retardar suas atividades integradas assim como a execução de uns atos manuais exatos, precisos e não violento.
Na RTM acredita- se que o organismo é uma entidade íntegra e completa em si mesmo, existe uma reciprocidade de influência entre a estrutura e a função do corpo humano que determina todo um equilíbrio necessário para que ocorra a mobilidade, que é a própria expressão da vida; baseando -se nesse principio a RTM busca em seus métodos de tratamento equilibrar o corpo humano;
estrutura: os ossos, os músculos, as fásceas, as vísceras, as glândulas, a pele, etc e a função: função respiratória, a função cardíaca, a função digestiva, etc) assim o corpo humano estará livre para encontrar ou reencontrar seu equilíbrio (físico, bioquímico, mental, etc) ou seja o organismo possui uma força curativa própria de autocurar-se, desde que seus "meios" estejam livres para funcionar corretamente e que não haja obstáculos nos condutos nervosos, linfáticos, vasculares, pois só assim é que a nutrição celular e a eliminação dos dejetos vão se cumprir corretamente.
Por exemplo: Considere alguém com dor nas estruturas do pescoço e do ombro, sem histórico de trauma. As características posturais incluem tendência da cabeça em inclinar-se para frente, ombros protraídos, caixa torácica comprimida, contornos espinais alterados, pelve inclinada anteriormente, tendões encurtados e tendência a estender os joelhos.
Nos terapeutas manuais temos uma visão por inteiro do paciente e pensamos em toda biomecânica e com certeza estaremos identificando tecidos encurtados, contraídos, endurecidos, deficientes e pontos gatilhos, nos quais os padrões dos músculos de descarga e as funções das articulações foram alterados. Esse paciente estaria propenso a apresentar uma respiração torácica superior, levando a uma taxa alterada de gás carbônico-oxigênio e à conseqüente alcalinização do sangue. O resultado dessa alteração na composição química do sangue poderia incluir aumento da percepção da dor, ansiedade, super utilização dos músculos acessórios da respiração (parte superior do trapézio e escalenos etc.) e contração dos músculos lisos que constituem as paredes dos vasos sanguíneos, junto com a liberação reduzida de oxigênio pelas moléculas transportadoras de hemoglobina, ocasionando fadiga muscular e cerebral. A preocupação e a ansiedade são resultados quase automáticos da elevação da alcalinidade, levando a um reforço do padrão de respiração torácica superior.
Com toda certeza esse individuo não estará doente mas seu corpo está vulnerável a uma lesão ou doença pois seus meios estão obstruídos.
A RTM tem por meta rearmonizar ritmos e leis naturais e desencadear reflexos a distancia para que o corpo inteiro reaja a todos os estímulos, o terapeuta manual relaciona todas as partes do corpo ou seja o ser humano é considerado como todo único e indivisível, suas estruturas como os ossos, os músculos, as faceias, as vísceras, as glândulas, a pele é correlacionada com suas funções, tais como a função respiratória, a função cardíaca, a função digestiva,